Make your own free website on Tripod.com

• Home • Acima • História da Igreja Adventista no Brasil • História da Igreja Adventista no Mundo • História das Classes • História das Especialidades • História de João Nevins Andrews • História dos Camporis • História dos Desbravadores na América do Sul • História dos Desbravadores no Brasil • História dos Desbravadores no Mundo • Primeira Visão de Ellen White •

História dos Camporis

 

Com o crescimento do programa dos Desbravadores, em 1954 a idéia de um Camporee de Desbravadores foi introdizuda em Idyllwild. Para este Camporee no sudeste da Califórnia, Charles Martin, diretor de Jovens desta Associação e seu associado, Harry Garlick, foram os coordenadores. O primeiro Camporee de Divisões além-mar foi realizado na Suécia, em 1971, pelas divisões da África Ocidental e Norte da Europa. Infelizmente, a Divisão da América do norte n ão foi capaz de realizar um Camporee até 1985. O Camporee da Divisão Norte-Americana foi realizado em Camp Hale, em um antigo local da divisão “Alpine”, do exército americano próximo a Leadville, nas montanhas do Colorado. A Divisão Norte-Americana não aprovou mais por um bom tempo nenhum Camporee de Divisão, mas a União da columbia patrocinou um Acampamento da Amizade ne Pensilvânia, em 1989, e desbravadores de todas as divisões estavam presentes. De fato, no sábado, haviam mais de 23 mil pessoas. é interessante notar, no entanto, que nas divisòes além-mar, os Camporees de Divisão eram realizado praticamente a cada 4 anos.

Em nossa Divisão Sul-Americana, o primeiro Camporee de Divisão aconteceu em Foz do Iguaçu/PR, nos últimos dias do ano de 1983 até os primeiros dias de 1984. O segundo camporee aconteceu na cidade de Ponta Grossa/PR, no início do ano de 1994.

À nivel de Associação, nos dias 1º a 4 de novembro de 1970, 350 desbravadores tiveram a oportunidade de participar do primeiro Campori de Associação (congresso do qual participaram vários clubes) realizado no Brasil. A cidade escolhida foi Pirassununga, SP. E os organizadores foram o Pastores Rodolpho Gorski ( então diretor de jovens da antiga União Sul-Brasileira, cuja sede era São Paulo) e José Silvestre. "Lembro-me da viagem que fizemos de trem de São Paulo até Pirassununga", recorda o Pastor Gorski. "Lembro-me com saudades das barracas, do programa, das atividades, dos banhos no rio, e da cachoeira". Havia Clubes do interior do Estado e da capital, o que tornava aquele encontro um fato inédito, uma vez que os acampamentos até então eram realizados isoladamente por clubes.

À seguir, cronologicamente, uma trajetória dos acampamentos e camporees desde os primórdios das Sociedades de Jovens Adventistas:

1925 - Primeiro Acampamento de Juvenis, realizado na Austrália.

1926 - Primeiro Acampamento de Juvenis, para meninos, nos Estados Unidos, em Town Line Lake, Michigan.

1927 - Acampamento de Juvenis, para meninos e meninas, em Michigan e Wisconsin (para participar no acampamento o jovem deveria ter sido investido na Classe Amigos).

1928 - Primeiro Acampamento de Jovens, Associação Sul da Califórnia, em Julian CA.

Primeiro Acampamento de Jovens da Associação da Califórnia do Sul, em San Gabriel Canyon.

1932 - Compra do primeiro Acampamento de Desbravadores MV em Idyllwild, Califórnia.

Publicado o Manual de Líderes de Acampamento.

1953 - Primeiro Camporee de Desbravadores, de 09 a 11 de Outubro, Associação Sul da Nova Inglaterra, Ashburnham, MA.

1954 - Segundo Camporee de Desbravadores, de 07 a 09 de Maio, Associação do Sul da Califórnia, Acampamento de Desbravadores MV, Idyllwild, CA.

Primeiro Camporee de Desbravadores da Associação Central da Califórnia, Middleton Lake, Fresno, Califórnia.

1960 - Primeiro Camporee da União realizado de 11 a 14 de Abril, União do Pacífico, em Lone Pine, Califórnia.

1966 - Comemorado o 40º Aniversário do Primeiro Acampamento.

1967 - Acampamento Adventista para Cegos.

1970 - Primeiro Camporee de Desbravadores no Brasil, da Associação Paulista, realizado pelos Pr. Rodolfo Gorski e Pr. José Silvestre. Foi realizado de 01 a 04 de Novembro, na cidade de Pirassununga. Participaram 350 pessoas.

1971 - Primeiro Camporee de Divisão em Vasterang, Suécia (Divisão Norte-Européia - África Ocidental).

1972 - Camporee da Divisão Euro-Africana, de 19 a 29 de Julho, em Vilach, Áustria.

1975 - Camporee da Divisão Australiana, 01 a 06 de Janeiro, em Yarramundi, Sydney, Austrália.

1976 - Comemorado o 50º Aniversário do Acampamento dos Juvenis.

1977 - Camporee da Divisão Euro-Africana, de 11 a 19 de Julho, na Itália.

Camporee da Divisão Norte-Européia - África Ocidental, de 19 a 25 de Julho, em Kallioniemem, Finlândia.

1978 - Primeiro Camporee a nível de Divisão, de 04 a 08 de Novembro, em Bangalore, Índia.

1979 - Primeiro Camporee de União, no Brasil.

1980 - Mudado o catálogo de Acampamentos MV para Catálogo Mundial de Acampamentos Adventistas.

1981 - Camporee da Divisão Euro-Africana, de 22 de Julho a 1 de Agosto, em Monoblet, França.

1983 - Primeiro Camporee dos Desbravadores da Divisão Inter-Americana, de 24 a 29 de Março, em Oaxtepec, México.

Primeiro Camporee dos Desbravadores da Divisão Sul-Americana, de 28 de Dezembro a 4 de Janeiro de 1984, Foz do Iguaçu, Brasil.

1985 - Primeiro Camporee dos Desbravadores da Divisão Norte-Americana, de 31 de Julho a 6 de Agosto, em Camp Hale, Leadville, Colorado. Diretor: Les Pitton.

1989 - Camporee da Amizade, 07 a 12 de Agosto, em Mount Union Pennsylvania, patrocinado pela União Columbia. Diretor: Ron Stretter.

1993 - II Camporee da UCB, realizado em Ilha Solteira (MT).

1994 - Camporee Internacional dos Desbravadores "Dare to Care", de 02 a 06 de Agosto, em Morrison, Colorado. diretor Ron Whitehead.

II Camporee de Desbravadores da Divisão Sul-Americana, de 10 a 16 de Janeiro, em Ponta Grossa, Brasil. Diretor: Pr. José Maria.

Camporee de Desbravadores da Divisão Trans-Européia.

1996 - III Campori da UCB, realizado em Brasília com cerca de 5.000 desbravadores.

2002 - Camporis de Uniões (UCB, UNB, USB, UEB), pela primeira vez será realizado em um mesmo ano camporis de todas as uniões do Brasil.

 

Texto compilado do livro “História dos Desbravadores”, John Hancock

 

Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Jackson Alexandre Silva