Medalha de Prata |
O plano dos Jovens Adventistas abarca todo o ser. O seu propósito centraliza-se na preocupação constante de manterem em alto nível a capacidade física, mental, moral e espiritual de cada jovem da igreja, cujas energias e aptidões, serão consagradas à honra e glória do serviço de Deus e à comunidade. O Departamento de Jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia aceita o desafio de promover com maior vigor, um programa de bem-estar físico, conforme o plano da Medalha de Prata, apresentado nestas páginas. Há muito tempo o Espírito de Profecia aconselhou-nos que promovêssemos firmemente e adotássemos um programa que melhorasse constantemente o bem-estar físico do povo de Deus. O poder ativo de nossa Igreja não é maior que nossa vitalidade e vontade de seus membros.
Quem Deve Participar O Plano de Medalha de Prata é um caminho cheios de desafios aos jovens cristãos, para provar e desenvolver sua perseverança ao atingir grandes alvos. As atividades do Plano acomodam-se melhor aos jovens estudantes dos níveis secundários e superior.
A Manutenção da Saúde É Sinal de Inteligência
A
saúde é o maior tesouro que o homem pode desfrutar. Não é obtida
acidentalmente. Em termos gerais, a medida de saúde desfrutada pela maioria
é o produto de sua atitude em relação a ela. A boa saúde é o resultado de
uma inversão de vontade e esforço a fim de preservar e aumentar suas
reservas. A vida que vale a pena viver exige nosso maior esforço. A saúde que obterá ou desfrutará, enquanto esforçar-se por ganhar a Medalha lhe renderá grandes dividendos. O jovem que descuida dos hábitos sensatos de comer, que debilita os pulmões e o coração ao fumar, que se torna nervoso por falta de exercício, não é sábio. A manutenção de aptidão física no nível ideal é sinal de inteligência.
Provas O diretor do Departamento de Jovens da Associação ou Missão será o supervisor das provas vinculadas a este plano. Entretanto, quando necessário, poderá designar alguma pessoa capacitada para substituí-lo.
Entrega da Medalha A Medalha de Prata é uma distinção atraente que será conservada carinhosamente por todos os que a recebem. A sua entrega deverá ser feita em ocasião solene e em reunião especial, dirigida pelo Diretor do Departamento de Jovens da União ou do campo local. Onde for possível, oficiais da igreja e da comunidade dever ser convocados para participar da cerimônia.
Alcance do Plano O plano da Medalha de Prata consiste de cinco divisões:
Requisitos da Medalha de Prata Seção I - Aptidão Física Rapazes - (cumprir três dos cinco grupos enumerados) Grupo I - Pista (escolher quatro dos seguintes)
Grupo II - Campo (escolher três dos seguintes)
Grupo III - Força e Resistência (escolher dois dos seguintes)
Grupo IV - Coordenação - Agilidade - Equilíbrio (escolher três dos seguintes)
Grupo V - Natação (escolher dois dos seguintes)
Moças - (cumprir 3 dos cinco grupos mencionados) Grupo I - Corridas (escolher 3 entre as seguintes)
Grupo II - Saltos e Lançamentos (escolher 3 dos seguintes)
Grupo III - Força e Resistência (escolher dois dos seguintes)
Grupo
IV - Coordenação - Agilidade - Equilíbrio
(escolher
três dos seguintes)
Grupo V - Natação (escolher 1 entre os seguintes)
Instruções Rapazes Flexões dos Braços - Barra - (A empunhadura correta e o reverso da mão). Ao subir o corpo, o queixo deve sobrepassar a barra. Ao baixar os braços, devem estar semi-flexionados. Flexões dos Braços - Posição Deitada - O peso do corpo deve estar igualmente distribuído e apoiado sobre as palmas das mãos e as pontas dos pés (juntos). Nesta posição erguer o corpo (rígido) e voltar à posição inicial sem tocar o corpo no chão. As flexões devem ser contínuas. Moças Sustentar o Peso do Corpo na Barra - Braços Flexionados - Posição Inicial, de pé (a altura da barra deve ser adaptada à altura da cabeça da concorrente). Segurar a barra com a palma da mão para fora. Ação:
Regras:
Rapazes e Moças
Flexões
do Abdômem - Posição inicial: o
concorrente deita-se de costas, com as pernas estendidas e os pés um pouco
separados (mais ou menos 30 cm). Mãos entrelaçadas debaixo da nuca. Um
companheiro firma os calcanhares no chão, enquanto se realizam as flexões. Flexão dos Braços - Posição Deitada - (modificada) - Colocar as mãos (dedos para frente no chão, um pouco abaixo e ao lado dos ombros. Joelhos no chão, corpo rígido da cabeça aos joelhos. Dobrar os joelhos e elevar os pés)! Regras:
Ação:
Cócoras. 1. Equipamento - Cronômetro ou relógio com segundos: Posição inicial em pé, firme. Ação:
Contagem de Pontos: O instrutor deve instruir como corrigir a posição de cócoras, como treino. Ver quantas vezes o concorrente pode fazer o exercício corretamente em 30 segundos. O instrutor deve dar o sinal para começar, dizendo: "Pronto, já". Quando diz "já", o aluno começa. Um companheiro conta cada exercício. Ao terminar os 30 segundos, o instrutor diz "alto". Regra: O aluno deve voltar à posição de firme, ao completar cada exercício. Corrida de "Ida e Volta" - O concorrente coloca-se numa linha de partida. Dois objetos (apagadores, bolas pequenas, etc) estarão juntos à uma distância de 10 metros da linha de partida. Ao sinal, correr, apanhar um dos objetos, voltar correndo à linha de partida. Deixa-lo ali e voltar correndo para apanhar o outro objeto, levando-o também á linha de partida, ultrapassando-a nas duas vezes. Pular para Frente (cambalhota) - Executar cada movimento corretamente. Fazer uma série de três. O queixo deve estar junto ao peito, mãos e dedos (para frente) no chão. Peso do corpo bem distribuído. Deixar o corpo cair para frente, tocando no chão, com as costas e os ombros (não a cabeça). Tomar as pernas com os braços. Fazer os movimentos e voltar á posição inicial. Rolar para trás (cambalhota) - Posição inicial - De pé, firme. Deixar-se cair para trás e para baixo, como quem se assenta numa cadeira baixa. Amortizar queda com as mãos e (dedos para frente). Rolar para trás, com o queixo recolhido, pernas juntas, corpo encurvado. Primeiramente ao pés e depois os joelhos. Voltar rapidamente à posição firme. (Série de 3). Parada de Sapo - Mãos sobre o chão. Braços sem flexionados, apoiados nos joelhos. Mover-se para frente, até que o peso do corpo se equilibre sem que os pés e a cabeça toquem o chão. Conservar-se nessa posição por 7 segundos. Parada de Cabeça - formar sobre o solo um triângulo com os antebraços, as mãos juntas e o tórax. Colocar a cabeça onde estavam as mãos, e estas (abertas, dedos para frente) onde estavam os cotovelos. Levantar e estender as pernas juntas, mantendo corpo equilibrado. Nesta posição, por 7 segundos. A importância de hábitos saudáveis de vida nunca pode recalcar-se demasiado ao lutar por alcançar estes objetivos, nem o maravilhoso sentimento de realização que se desfrutará ao haver alcançado estes alvos. Seção II - Habilidades (Completar duas das seguintes Especialidades)
Seção III - Expedição
Seção IV - Projetos "Serviço" Durante pelo menos um semestre, desempenhar, em forma satisfatória, os deveres de um oficial da Sociedade J.A, Escola Sabatina da Igreja, Associação de Estudantes, Clube de Desbravadores ou outro serviço pessoal que à critério do Diretor J.A. da Associação ou Missão, seja equivalente aos deveres mencionados acima.
Seção V - Auto-Desenvolvimento Cumprir um dos seguintes requisitos:
|
Todos os direitos
reservados
Desenvolvido por
Jackson Alexandre Silva