Make your own free website on Tripod.com

• Home • Acima • Bandeira dos Desbravadores • Ideais dos Desbravadores • Legião da Honra JA • Quem são os Desbravadores? • Requisitos de um Desbravador • Símbolos • Uniforme de Gala •

Uniforme de Gala

 

AVISO: O uniforme de Gala mudou... em breve estaremos disponibilizando as mudanças, pois estamos aguardando o novo Regulamento do uniforme!!!

 

 

 

Edição de 1998

 

GERAIS

 

Capítulo I

 

Artigo 1º

O presente regulamento tem por objetivo descrever o uniforme dos Desbravadores, Aventureiros e Líderes, a fim de regulamentar seu uso, posse e confecção.

 

Artigo 2º

O uso correto do uniforme é fator primordial na boa apresentação individual e coletiva, contribuindo para o fortalecimento da disciplina e bom conceito do Clube perante a opinião pública.

 

Artigo 3º

Constitui obrigação de todo membro do Clube zelar pelo uniforme e sua correta apresentação em público.

 

Artigo 4º

Os uniformes descritos neste Regulamento constituem privilégio exclusivo dos Desbravadores, Aventureiros e Líderes. São privativos.

 

Artigo 5º

Não é permitido alterar as características dos uniformes, nem sobrepor-lhes peça, artigo, insígnia, ou distintivos de qualquer natureza estranhos a este regulamento.

 

Artigo 6º

Os membros do Clube quando uniformizados devem portar-se dignamente, dando um exemplo à altura dos princípios, simbolizados no uniforme.

 

Artigo 7º

O uniforme será usado nas seguintes ocasiões: Nas reuniões regulares; Nas campanhas evangelísticas e comunitárias; Nos desfiles e investiduras; Quando solicitado pela diretoria; Noutras atividades oficiais.

 

Artigo 8º

Ocasiões em que o uniforme não poderá ser usado: Antes de unir-se ao Clube

Quando empenhada em vendas para obter lucros pessoais de natureza comercial ou outros propósitos alheios aos interesses do Clube.

Em qualquer campanha que não seja comunitária.

Em qualquer tempo ou lugar em que seu uso produza um reflexo negativo e rebaixe a sua dignidade. Quando estiver incompleto.

Em passeios particulares fora do interesse ou recomendação do Clube

 

Artigo 9º

Nenhum acampamento ou excursão deverá ser levado a efeito sem que o Clube esteja identificado visualmente.

 

Artigo 10º

Os casos omissos serão solucionados pela Divisão Sul-Americana da IASD.

 

Capítulo II - Uniforme de Desbravadores

 

Artigo 1º - Insígnias, Distintivos, Emblemas e Divisas

 

Triângulos

 

Emblema A1

Este é o símbolo que representa o Clube de Desbravadores. Apresenta a inscrição DESBRAVADORES na parte superior do triângulo e a inscrição CLUBE abaixo do escuto com a espada. Mede 7,5 cm de altura e largura. É usado na manga direita.

 

Emblema A2

É usado na cobertura (5 cm) e aparece na fivela, no globinho e no prendedor de lenço. Não contém as inscrições DESBRAVADORES e CLUBE e o escudo com a espada fica centralizado.

 

Emblema B

Apresenta um triângulo em perspectiva sobre um globo com o desenho da América do Sul. Deve ser usado na camiseta e boné dos uniformes de atividades e no colete. Pode ser usado sempre que se justificar o uso de uma identificação menos formal.

 

Globinho

Representa a organização mundial dos Clubes de desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Contém o emblema A2 sobre fundo na cor do uniforme e é usado na manga esquerda da camisa ou blusa. No lenço e na faixa do Desbravador, é apenas traçado ou bordado em azul sobre fundo amarelo. Mede 5 cm de altura por 7 cm de largura.

 

Octógono

Representa a liderança dos Desbravadores e que o líder está acreditado internacionalmente com autoridade para participar nas cerimônias de investidura. É uma figura eqüilátera, com cada um dos oito lados medindo 5 cm, tendo o mapa mundi ao centro emoldurado por seis estrelas douradas que simbolizam as classes regulares. É usado no lenço e na faixa do líder.

 

Tira com o nome do Clube

 

 

Camisa
Conforme o modelo, na mesma cor da calça, com mangas curtas (com barras externas de 3 cm), ou comprida quando as circunstâncias assim exigirem, com dois bolsos, tendo uma prega vertical sobreposta até 3,5 cm de largura, abotoada com colchete de pressão, ou velcro, os quais deverão ficar ocultos. Sobre cada ombro haverá uma platina costurada (também conhecida como lapela de ombro) conforme detalhe.

 

Calça

Modelo social, barra lisa, passadores de 5 cm de largura, dois bolsos traseiros embutidos, sem tampa. Dois bolsos em diagonal na lateral da calça, um bolso frontal embutido, e duas pregas de cada lado.

 

Saia

Saia conforme o modelo, com uma prega macho na frente, fecho atrás, seis passadores com 4cm de altura e 1,5 cm de largura, com duas penses dianteiras e duas traseiras. Dois bolsos embutidos na lateral em vertical. 

 

Lenço dos Desbravadores

Amarelo com globinho azul. O lenço poderá ser usado com o uniforme de atividades, e como identificação visual.

Lenço do Líder

Conforme modelo, com borda vermelha de até 4 cm e octógono.

Predendor de Lenço

Metálico dourado, com 3,8 cm de comprimento e 2 cm de diâmetro, com a insígnia A2 para o desbravador e octógono para o líder, conforme figura ao lado. Será permitido às unidades desenvolverem seus próprio prendedores para uso em ocasiões não oficiais.

 
Sapatos e meias
Calçados: pretos, baixos.
Meias: para os rapazes pretas. Para as moças, meia fina, cor da pele. Serão  permitidas meias soquetes brancas, a serem usadas somente nos desfiles e solenidades conforme determinação do Campo.

 

Cobertura

Boné em tecido cor cáqui conforme modelo ao lado, com a insígnia A2 na frente Amarelo com globinho na cor azul. O lenço poderá também ser usado com o uniforme de atividades e como identificação visual.

 
Cinto
Cáqui, fivela dourada com a insígnia A2 em relevo

 

Cordão de Apito

Com as cores nacionais, será usado semente pela diretoria no ombro esquerdo

 

Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Jackson Alexandre Silva